Fotografia de cinema

Antes de entrar em contato mais profundo com a fotografia costumamos separar fotografia de cinema. Lembro-me de quando ouvia falar de direção de fotografia em um filme eu ficava muito perdido. Que fotografia? Inicialmente pensava que eram aquelas fotos oficiais que serviam para divulgar o filme e também aquela que ia para o cartaz. Só não entendia como poderia existir um destaque tão grande para aquilo. É uma das categorias de festivais de cinema por toda parte!

Quando comecei a estudar a arte fotográfica mais a fundo me dou conta que vídeo é fotografia. Em sequência e num ritmo tal que gera o movimento. Fiquei maravilhado com uma campanha que tinha no metrô rio certa feita nos idos anos 2000. Acho que era de uma marca de refrigerantes. Não ficava na estação, mas dentro do túnel. Era uma sequência de fotos. Muitas, dezenas ou centenas uma ao lado da outra dispostas de tal maneira que com a velocidade do trem quem estava dentro enxergava um filminho sobre o produto. Genial!

A fotografia no cinema é o olhar fotográfico da cena. O diretor de fotografia conduz a maneira como o espectador vai “ler” o que se passa na grande tela. Ele dá o humor através de cores, composição e enquadramento. É como sair para fotografar e não deixar de enxergar nenhum passo que se dá sem “desatar” o olho da ocular de sua câmera.

Faz muito bem enquanto exercício fotográfico ver filmes prestando atenção às escolhas do diretor de fotografia. Ângulos de câmera, colorização da película, organização dos elementos no quadro, como aquela estória foi contada.

Eu não ia escrever sobre isso hoje, mas deparei-me com o belo vídeo clipe “Despedida” do violonista Luis Leite. Além da excelente música, uma peça linda em violões de aço e nylon, a fotografia do filme é inspiradora. Com belíssima composição e um jogo lindo de luz e sombras ambientado em um antigo casarão do Cosme Velho, bairro tradicional do Rio de Janeiro, a cineasta Paula Dante simplesmente brinca com nossa imaginação e nos dá uma aula de sensibilidade.

Fica aqui o link para o vídeo:

Despedida – Luis Leite

Bons estudos!maxresdefault

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s