Releituras fotográficas

A história da fotografia, apesar de não ser tão extensa quanto a da arte, já nos brindou com dezenas de mestres a quem devemos conhecer e podemos nos inspirar.

Existe uma enorme importância em ver fotos para que possamos fotografar bem.

Aqui vou te dar alguns nomes para você visitar as obras de alguns desses expoentes da arte fotográfica. Com uma rápida busca no Google, somos capazes de achar todos. Não quis aqui restringir a história da fotografia a esses nomes, são só alguns expoentes e muitos ficaram de fora. A ideia aqui não é tanto honrar suas memórias, ainda que devamos fazê-lo sempre que possível, mas começar a aguçar nossa curiosidade para aqueles que fizeram com que hoje estejamos aqui estudando a arte fotográfica.

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.”
Ansel Adams

“A câmara é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmara.”
Dorothea Lange

“Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente”
Robert Capa

 Ou você tem uma fotografia que ela sozinha conta a história sem legenda, sem nada, ou você não tem a fotografia.”  Sebastião Salgado.

“Pode ser uma armadilha para o fotógrafo pensar que suas melhores fotos são aquelas que foram mais difíceis de capturar.”
Timothy Allen

“Minha fotografia é resistência da memória”.
Araquém Alcântara

“Não estou interessado nas regras, a fotografia não é um esporte”. – BILL BRANDT

“Não tiro fotos da vida como ela é, mas de como eu queria que ela fosse”. – ROBERT DOISNEAU

“Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção”. – Martine Franck

“Minha melhor foto é aquela que não fiz”Orlando Azevedo

“Acredito sinceramente que há coisas que ninguém veria, se eu não as tivesse fotografado”Diane Arbus

“Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.”
Henri Cartier-Bresson

Outros grandes fotógrafos que não achei frases ditas por eles, mas suas fotos dispensam palavras.

Vivian MaierVivian nasceu em New York em 1 de fevereiro de 1926, filha de mãe francesa e pai austríaco. Suas fotografias só foram descobertas algum tempo depois de sua morte por um sortudo que comprou alguns filmes não revelados num leilão.

Steve McCurryUm mago das cores e o dono da foto mais famosa entre todas as capas da National Geographic

Helmut Newtonfoi um fotógrafo de moda alemão, naturalizado australiano, famoso por seus estudos de nus femininos e pela dramatização da sensualidade.

Walter FirmoAutodidata, iniciou sua carreira como repórter fotográfico no jornal Última Hora, no Rio de Janeiro, em 1957.

Elliot Erwittpublicitário e fotógrafo documental franco-estadunidense conhecido por suas fotos em preto e branco, cheias de ironia e em situações absurdas.

Pierre Verger Nascido em Paris no dia 4 de novembro de 1902, filho de uma abastada família de origem belga e alemã, Pierre Verger chegou à Bahia em agosto de 1946. A partir de então, dedicou sua vida ao estudo da forte e complexa relação existente entre a África e a Bahia. Era Antropólogo também.

Imagine só você poder fazer uma releitura de uma fotografia de um desses grandes mestres!

É um grande exercício e também  incentivo à ver fotografias de boa qualidade.

Uma releitura deve partir de um princípio básico, o que o autor quis dizer com a foto. Independente da licença poética que podemos ter para com cenários e até mesmo alguma composição, o que a foto original fala deve estar lá, na releitura.

Mas parte do exercício reside em tentar entender a luz que o autor usou, sua direção e intensidade, o enquadramento e a composição do que está sendo visto.  Muitas vezes é o momento possível para ter determinada cena no quadro que está lá representada e talvez não tenha havido possibilidades do fotógrafo pensar muito, caso contrário, perderia os fatos. Outras tantas vezes, a organização dos elementos no quadro foi milimetricamente pensada e possivelmente isso deve querer dizer algo. O que será?

 

Não seja apressado e divirta-se!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s